• • • • SEJAM BEM-VINDOS • • • •

Visitante nº

Contador de acessos
Obrigado pela Visita!

08 dezembro 2010

Quando o Justo Sofre II




I- Os amigos de Jó se posicionam sobre o sofrimento:

            O sofrimento é sempre um castigo para o pecado ( Elifaz-4:7-9; Bildade-8:3-6; Zofar-11:13-15)
            Certamente o princípio da falta de entendimento sobre o sofrimento por parte dos amigos de Jó, tem a ver com a visão equivocada sobre a autoridade paternal.
Alguma vez você já passou pela entrada de uma casa e foi cumprimentado pelo cachorro da família? O cãozinho (filhotinho) bobo ou se encolhe fugindo e tremendo de medo ou pula em você com uma indesejada demonstração de afeição, demonstrando com língua, rabo e patas sujas. O medroso cãozinho que não pode confiar em você, obviamente tem sido maltratado. O alegre bichinho tentando banhar você com a língua, obviamente, vem de uma casa amorosa.

Que tipo de horrores Deus tem visto estes dias? A porta de um quarto escancaradamente aberta. Um pequeno menino está acordado e sendo espancado por um bêbado nervoso no meio da noite “você esqueceu a torneira aberta, eu vou te ensinar”. A criança morrendo de medo é espancada por um vulto de um homem que ele chama de pai.
          É assim quando Deus se aproxima dos homens. Nossas experiências passadas ditam nossa resposta quando Deus nos alcança. Um profeta chorão chamado Oséias ouviu a voz de Deus dizendo, “quando Israel era menino eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu os chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso para os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços, mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor, tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los”(Oséias 11:1- 4). A autoridade de Deus não é dura ou vingativa, mas pelo contrário, Ele é indescritivelmente gentil e longânimo.

II- O Jovem Eliú fala sobre sofrimento:
            O sofrimento é usado por Deus para corrigir ou disciplinar (33:13-17, 29-33) Acima de todas as coisas não podemos perder a visão da fidelidade paternal!
Poucas pessoas conhecem a Deus e todo o seu amor enquanto vivem esta breve vida. Muitos de nós somos como o ladrão que morreu do lado de Jesus na cruz. Externamente ele viu um homem sangrando, com o corpo desfigurado, mas rápido ele começou a perceber a verdadeira natureza de Jesus, e no último minuto, foi inscrito pela fé na família de Deus. Nós também devemos ver através da religião, e através das “mutações comerciais” de Jesus, e nos agarrarmos ao amor de Deus, que está de braços abertos nos esperando e dizendo, “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir: eu vim para que tenham vida e tenham permanente.” (João 10:10 NVI)


“Se somos infiéis, ele permanece fiel pois não pode negar-se a si mesmo.” (IITim 2: 13)

III- Palavra do Senhor: (13:15)
            O sofrimento é um apelo para confiar em Deus quando não entendemos as circunstancias, pois saber o propósito poderia destruir o efeito.

O julgamento de Deus é movido pelo amor de Deus.

Muitos de nós não estamos preparados para receber o amor e a aprovação de Deus. Você está preso como um escravo em sua relação com o deus de sua imaginação. Uma verdadeira relação de amor envolve dar e receber respostas de amor. Tem um dia na vida de muitas pessoas que elas jamais esquecerão,foi a noite em que os maridos que estão aqui pedirão suas esposas em casamento. Eles perguntaram assim:Você quer se casar comigo? O que teria acontecido se ela respondesse desta forma, “eu lavarei as suas meias, eu vou limpar o seu carro e eu farei comida todos os dias pra você.” Eles não queriam escutar isto. Queria uma resposta que combinasse com seus sentimentos de amor por ela. Queriam saber se ela sentia os mesmos sentimentos por eles.
Deus já ama você. Toda a sua vida você teve que atuar e competir. Mesmo quando ainda era um bebê, você era comparado a outros bebês. As pessoas disseram que você era “muito gordo”, “muito magro”, “as pernas dele” ou “o nariz dela” mas Deus tinha prazer em suas qualidades únicas e continua tendo. É quando você descansa em Deus que Ele “repousa em você o Seu amor e alegria com cânticos.”

          Sim, existe muita coisa para ser feita em nossas vidas e por meio de nossas vidas. Haverá dias em que Deus trará grande convicção de pecados. Mostrando para você áreas de sua vida que precisam ser transformadas, comprometidas e submetidas a Ele. Mas Deus não está sempre ordenando mudanças. Ele conhece nossos limites e Ele nos dá a graça e o poder para fazer as coisas que ele nos pede. Ele é amável e compassivo. A maioria do tempo Ele apenas diz, “Eu amo você”, e suavemente diz o seu nome.



Pr. Vinícius Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Estação Jovem

Minicaster Radio Playhead

To listen you must install Flash Player. Visit Draftlight Networks for more info.