• • • • SEJAM BEM-VINDOS • • • •

Visitante nº

Contador de acessos
Obrigado pela Visita!

22 novembro 2010

Quando o Justo Sofre (Parte I)

O Livro de Jó


Significado do nome: “reparação” ou “arrependimento”, vem do Árabe “awwabun”, no hebraico seria “onde está o Pai”. Neste último caso podemos observar que o Pai está nos lugares e momentos mais inusitados de nossas vidas. O livro de Jó nos chama a uma fidelidade ao Senhor que vai além das circunstâncias de nossas vidas. Veremos as posições de pessoas dentro do livro de Jó sobre o sofrimento, que retratará a realidade de muitos em nossa sociedade de modo geral. Veremos também que satanás tem uma estratégia com o sofrimento. Mas o mais importante é sempre ouvirmos o que o Senhor tem a dizer sobre o sofrimento humano.





I- A estratégia de Satanás com o sofrimento:

O sofrimento é um meio de ele forçar uma pessoa a renunciar a Deus(1:11; 2:4-5)

Satanás sempre está pronto pra desafiar o crente quanto a sua fidelidade ao Senhor, por isso o evangelho de Reino de Deus não quer dizer outra coisa a não ser Morte para as coisas deste mundo(Lc. 9:23; Jo. 12:24-25). O inimigo de nossas almas tem mentido para o mundo, e tem tentado apregoar suas mentiras dentro de nossas igrejas, e a sua maior mentira é sobre a satisfação completa da vida humana através das riquezas desta terra. Vide por exemplo os filmes de histórias infantis, desde criança nós temos visto e ouvido que o “felizes para sempre” viria por meio de príncipes, ou princesas encantadas, um palácio para morar, com uma linda vista da de sua janela, que mostraria um lindo bosque com um lago cristalino ao centro, e arvores majestosas ao redor, numa tentativa ridícula de se retratar a verdadeira paz.

O que satanás tem falado pra Deus a seu respeito? Onde está o teu tesouro neste momento? A palavra de Deus diz que onde está o teu tesouro ali está também o seu coração (Mt.6:21). Não brinque com Deus, por mais que você seja hipócrita com todos os seus amigos, familiares, irmãos, Deus sabe o que você tenta esconder até de você mesmo. Seja um crente fiel e aguarde a recompensa do Senhor.





II- A palavra de Jó sobre o sofrimento:

O sofrimento é para o iníquo, e não para o justo (6:24; 7:20)

O salmista Asafe tinha esse engano na sua mente também (Sl. 73:2-3), ele só encontrou alegria, paz e esperança na presença de Deus. Esse tem que ser o lugar de nossa habitação como diz no salmo 91, não simplesmente passar no esconderijo do Altíssimo, mas morar, habitar.

Estamos acostumados a teoria de causas e efeitos, se ofendo ao Senhor sofro, mas se me conservo “sem” pecar nada me atinge. Por esse motivo muitos entram em crises profundas, por não aceitarem o tratamento de Deus em suas vidas.

Lembre-se a sua busca por santidade não deve ter nada a ver com o seu medo de passar por sofrimentos. Seja santo porque o seu Deus é santo (I Pe. 1:16).



III- A palavra de Deus sobre o sofrimento:

1) O sofrimento é um privilégio que Deus dá ao seu povo para cumprir algum grande propósito, tal como refutar satanás (1:8-12).



Os discípulos esperavam a todo o momento uma justiça do Messias neste mundo, uma revolução no mundo material, eles esperavam que o Leão de Judá Rugisse a qualquer momento, mas antes do Leão rugir o cordeiro teve que ser imolado. Assim é com cada um de nós, vencemos através da fé (IJo 5:4), para desfrutarmos das riquezas da vida eterna. Nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue, assim diz Efésios 6. O apóstolo estava preso junto a um soldado enquanto escrevia essas palavras, ele olhava a armadura do soldado e falava da armadura de Deus, ou seja, a verdadeira armadura que pode nos livrar de todas as armadilhas do nosso inimigo!



Pr. Vinícius Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Estação Jovem

Minicaster Radio Playhead

To listen you must install Flash Player. Visit Draftlight Networks for more info.