• • • • SEJAM BEM-VINDOS • • • •

Visitante nº

Contador de acessos
Obrigado pela Visita!

21 dezembro 2010

GERAÇÃO SHEKINAH 2010

Por Emilson Linhares

Geração Shekinah não é apenas mais um coro formado por jovens e adolescentes, mas sim uma referência em estilo musical, com arranjos e acordes regrados de independência.

O ministério é formado por mais de 100 jovens e adolescentes, regido por Normice e Cinthya Stellet e presidido por Charles Antony. Em quatro anos de estrada, já foram mais de 70 apresentações apenas em sua igreja local, a Segunda Igreja Batista de Campos. Em 2009 o pastor e compositor Fernandinho, líder do ministério Faz Chover, também da Segunda Igreja, convidou o coro a participar da gravação do cd 'Uma Nova História'. E não parou por aí, em 2010 o ‘Geração’ tornou a participar de mais uma gravação, dessa vez intitulada 'Sou Feliz', a convite novamente do Fernandinho.

De uma simples idéia até as grandes estruturas foram poucos anos; o som que agradava, a postura dos coristas conquistava dos mais leigos até aos mais entendidos de música, tornando várias delas hits, como é o caso de 'Se Podes Crer', 'Louvarei' e 'Hosana'.

Em 2007 o coro apresentara sua primeira cantata. Com uma atuação significativamente boa, o Geração Shekinah dava início a sua primeira linhagem de apresentações que a partir daí, tornara-se referência em inovação e criatividade para grandes coros. Com um som totalmente único, a cantata fora toda inspirada em músicas do ministério australiano Hillsong United, com destaque em 'From the Inside Out', que marca presença em algumas apresentações até hoje.

Desde então, as apresentações ficavam cada vez melhores e bem produzidas, até que em 2008, ano este que eu poderia chamar do ano da consolidação do ministério, as músicas 'Comece em Mim' (Begin with Me – Point of Grace) e 'Jesus é o Caminho' (Heloísa Rosa) mostravam arranjos incrivelmente bonitos, simples, mas com uma produção impecável. É ferreamente importante que você ouça – ao menos, essas duas músicas, para entender a evolução a partir deste ano. Só uma consideração, a cantata foi tão bem aceita, que fora realizada uma apresentação extra, uma semana após a estréia.

Um ano depois, e com uma produção minuciosamente pensada, a beleza simples e contagiante, e as músicas escolhidas a dedo, devido à harmonia, a cantata de 2009 com tema 'Renúncia' fechara o ano com chave de ouro para o coro. 'Se Podes Crer' foi a música que mais tocou a platéia, tamanho era seu poder instintivo de cativar.



ATITUDE


Este ano, a cantata de natal do Geração Shekinah, tão esperada por todos, lotou a Segunda Igreja Batista de Campos. Um público estimado em cerca de 1.500 pessoas marcou presença para conferir de perto as músicas escolhidas para a noite.

Ao todo, mais de 100 pessoas trabalharam na realização do evento, onde foi utilizado um telão, luzes de LED, quatro moving’s, projetores holográficos. O palco foi estendido cerca de dois metros, possibilitando a dança e ao teatro atuações nunca vista antes em um evento desses.

Com uma produção impecável e inovadora, utilizada em eventos de grande porte, uma equipe competente, coristas, dançarinas e atores afinados e uma regência harmoniosa, não poderia me esquecer de falar sobre o evento em si. Com nove músicas bem escolhidas, 'Atitude', tema da cantata proposto para este ano de 2010, deixa toda sua singeleza estampada no coração daqueles que estão cativos a sair das quatro paredes e fazer a diferença no mundo de hoje.

Um street bem sincronizado cuida da abertura da cantata. Confira a seguir as considerações sobre as músicas.



'Jesus Salva' começa e termina da mesma maneira. Numa semibreve alucinante na bateria, o que dá uma ótima sensação com a guitarra. A letra da música escrita por Tim Hughes tem a intenção em dizer que há salvação por meio de Jesus.

'Deus de Maravilhas' tem uma suavidade incrível, que cativa, e que a enquadra no arquétipo de ‘música perfeita’ quando se faz a união com o clássico hino do Cantor Cristão 'Santo! Santo! Santo!' A harmonia está ali, mesmo sendo duas músicas em uma.

A peça teatral e a dança envolvem toda a percussão na terceira música. 'Nosso Deus', assim intitulada, mostra sobre problemas como depressão, enfermidade e brigas no relacionamento familiar. As personagens do teatro eram curadas ao passarem por um tecido, este seguindo o movimento das dançarinas.

A próxima canção poderia se encaixar no parágrafo anterior, se não fosse pela simplicidade e suavidade quase palpável da música. 'Clame por Jesus' (Cry out for Jesus – Third Day) é sem dúvida uma das melhores músicas de todo o evento.

Chegamos à música 'chave' da cantata. 'Despertar', do ministério Passion, começa simples; ao belo som de um piano, o coro desenvolve a música. À medida que a canção avança, a música cresce, e se torna algo magistral. Se a cantata fosse um livro, nesta hora estaríamos no clímax. É uma canção que vale a pena conferir!

'Rei dos Quebrantados' cuida da suavidade que há no modo com que o coro faz a música. Sua sonoridade é levada por uma guitarra incansável e uma letra singela. A melodia lembra levemente 'Isaías 53' do ministério 4/1 da cantata de 2009.

Uma das promessas da noite ficou para a música 'Solução' (Solution – Hillsong United). São duas guitarras que cuidam de toda a ousadia da canção. Eu poderia ficar horas escrevendo sobre ela, mas seria imparcialidade demais, exacerbada, pois sou assumidamente, apaixonado pelo som explosivo da bateria, e o som do baixo duplica esse efeito.

Com uma espontaneidade contagiante, 'Não Podemos nos Calar' já se tornou hit. A música que cria clima para o encerramento da noite fora cogitada como uma das preferidas, pelos movimentos em ‘ensina-nos a orar, podemos ser um povo de oração, aviva-nos senhor, hoje’, e pela frase que virou marca dos coristas neste ano: ‘não vou me calar, não vou me calar’. Se houvesse uma premiação, essa se enquadraria em melhor música do ano já ministrada pelo coro, haja vista a animação da platéia.

Para terminar, a beleza que envolve 'Vamos Juntos Agora' deixa qualquer um emocionado. Juntos, todos os participantes da cantata subiram ao palco e deram as mãos, e cantaram em uma só voz ‘estenda os braços e ajude ao que precisa’. A emoção contagiou a platéia que aplaudiu ao final em pé!


'Atitude' é uma grandiosa cantata deste ano. A colunista de um jornal de circulação da cidade divulgou uma nota em seu blog sobre o coro, pela tão emocionante atuação dos envolvidos no evento, que vai ficar marcado na vida daqueles que ali estiveram presentes. E se algo que deve ser dito sobre o coro neste ano é: amadurecimento. A emoção ao ver vidas sendo renovadas faz todo o esforço da cantata valer à pena, e o único propósito com isso é agradar o coração de Deus! Sem dúvida, ainda ouviremos muito sobre esta noite, que marcou um novo ciclo na vida de muitos e muitos. 'Atitude' já entrou pra história e fez a alegria que é a marca do Geração Shekinah contagiar multidões.

3 comentários:

  1. Texto massa!
    O Geração é uma benção mesmo, já passamos por tanta coisa desde começou, mais o coro esta firme e forte com um apresenção que superou todas as espectativas *-*
    Foram muitas as batalhas que tentaram impedir esta cantata, mas graças a Deus nada pode 'nos calar'!!
    E mais uma vez podemos ver que qnt maior a batalha, maior a vitória =]
    Glória a Deus por isso!!

    ResponderExcluir
  2. Entrei pro Coro Geração Shekinah faz pouco tempo, mas tenho acompanhado quantas vidas tem sido restauradas, curadas e salvas por meio desse canal de bênção que tem sido nosso coro composto por jovens e adolescentes. Quero deixar um versículo para a galera "Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1.6

    Deus tem muito mais pras nossas vidas e seus planos estão muito além do que possamos imaginar. É tempo de irmos atrás dos que estão perdidos em suas dores e lástimas interiores.
    Nada pode calar um adoradorrr!
    Paz do Senhorrr galera!

    ResponderExcluir
  3. a cantata foi muitoo boa!!! parabens pois muitos aceitaram jesus e foi tudo por meio dele e para ele! o coro é uma bençao! Deus abençoe voces!!

    ResponderExcluir

Rádio Estação Jovem

Minicaster Radio Playhead

To listen you must install Flash Player. Visit Draftlight Networks for more info.